quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Atividades de Hipertexto

                     ATIVIDADE DESENVOLVIDA EM HIPERTEXTO


Projeto realizado pela professora: Mariluce Ramos Barela 5º D

Sumário
1-     Projeto de Ciências, Português, na oralidade, Matemática, Geografia, História.
3-                 Texto: As frutas e as guloseimas
4-                 Texto: os alimentos saudáveis e não saudáveis
5-                 Texto: O que é saudável
6-                 Texto: Alimentos saudáveis
7-                 Texto: Os meus amigos
8-                 Textos: Comidas boas e ruins
9-        Imagens de alimentos saudáveis e não saudáveis, painel feito pelos alunos separando os alimentos e seus benefícios e malefícios, fotos do teatro dos alimentos realizado pelos alunos.
10-             Conclusão da aula
11-             Verificação dos ganhos que resultaram para a turma e para cada aluno em particular.  


1-Projeto de ciências e português, na oralidade, matemática, geografia, história.

Objetivo: fazer com que os alunos saibam a diferença de alimentos saudáveis e não saudáveis, e também a importância de estar trabalhando em equipe.

Característica da turma: 5º ano, período da tarde, números de alunos: vinte e nove alunos, foram necessárias quatro aulas para realizar essa atividade. Foi realizada pela professora regente Mariluce Ramos Barela e pela professora,  Luzimar Luzia Ribeiro Donda

Descrição: foi assistido o filme: “ESTÁ CHOVENDO HAMBÚRGUER”, que contava a história de um inventor que construiu uma máquina de fazer comida. Essa máquina foi parar no céu, ao invés de chover água chovia comida de todos os tipos, as pessoas foram ficando gordas e doentes de tanto comer. Depois foi discutido o assunto e distribuído figuras de alimentos saudáveis e não saudáveis para eles pintar, para mais tarde colocar os alimentos em seus grupos respectivos, ou seja, alimentos saudáveis com os saudáveis e os não saudáveis com os não saudáveis. Foram feitas equipes de quatro alunos e desenvolvido um texto que mais tarde foi encenado pelos alunos. Equipamentos utilizados: máquina fotográfica, computador, internete, televisão, DVD, fantoche de saquinho de pipoca, fantoche de palito de churrasco.

Resultados obtidos: Os alunos conseguiram desenvolver um texto em equipe, onde apareceram diálogos entre alimentos saudáveis e não saudáveis. Muitos alunos achavam que os alimentos saudáveis eram aqueles alimentos que mais gostavam, depois através do trabalho essas crianças ficaram sabendo que nem sempre o que gostamos é o ideal para nossa saúde. Sempre quando se fala de alimentação espera-se que todos saibam a diferença entre os alimentos que prejudicam e os que auxiliam na saúde, mas essa não foi a realidade. Foi bom poder contribuir para mudanças de hábitos. O uso da internete foi ótimo, pois, houve um maior entrosamento das equipes, quem sabia mais ajudava os que não sabiam. Gostaram de pesquisar no Google, no Wikipédia sobre o assunto do trabalho. Eles tiveram contato com o  links no blog. Essa atividade para eles foi muito importante, pois assim fica mais fácil a assimilação por eles, pois a criança precisa vivenciar as situações, para poder assimilar mais facilmente..

Conclusão: O que foi aprendido é que através das perguntas do projeto fica mais fácil se direcionar sobre o assunto, o que se quer atingir, quais são as facilidades e dificuldades, qual é a melhor maneira de aplicar esse ou aquele conteúdo. Isso aumentando o nível de aprendizagem dos alunos.


Fonte: Foi utilizado a Wikipédia, Google e o Blog, para poder desenvolver essas atividades. 

Textos produzidos pelos alunos da 5º C, utilizando o Word e o Blog para fazer os Links.

3-Texto: As frutas e as guloseimas
Autores: Matheus Davanso, Nathalia S. Vieira, Vitor Hugo, Matheus Silva.
Um dia numa bela casa, no café da manhã, o leite, o pão, a manteiga, a melancia, a cereja, o bolo, o picolé e o café estavam conversando sobre os alimentos saudáveis e os não saudáveis. O picolé, perguntou para a melancia.
-O que você tem de bom para as pessoas? A melancia falou:
-Nós as frutas satisfazemos todas as pessoas, pois, as crianças nos adoram, pois somos coloridas e fazemos bem as pessoas.
A cereja, perguntou para o bolo.
-Você sabia que não traz satisfação às pessoas, pois, quanto mais elas te comem, mas elas querem comer, mesmo sem ter fome. O bolo respondeu:
- Sim eu trago satisfação, pois as pessoas que me comem ficam mais felizes e gordinhas.
O café vendo que a conversa não tinha fim, resumiu, todos os alimentos são gostosos e dão algum tipo de satisfação, mas, só as frutas, verduras e legumes é que fazem bem as pessoas. Isso não é brincadeira, pois com saúde não se brinca.

4-Texto: os alimentos saudáveis e não saudáveis
Autores: Gabriel, Kauana, Jacso e Mirian
Era uma vez uma turma de frutas que tinha a laranja, a maça, e o morango. Eles resolveram conversar sobre os alimentos não saudáveis, ou seja, alimentos gordurosos ou com açúcar. Nesses alimentos se incluía o pirulito, chocolate, sorvete.
O morango falou:
-Ser alimento não saudável deve ser ruim, pois faz mal a saúde dos que o comem.
- É verdade disse o mamão. A laranja comentou: - Minha nossa deve fazer muito mal, as pessoas podem parar no hospital se comerem muitos alimentos gordurosos e açucarados - Já pensou mamão, ficar passando mal, por comer coisas gordurosas.
A maça falou:
- E as coisas açucaradas ou com muito sal podem causar doenças graves.
Afinal devemos comer tudo com moderação, pois, tudo que é de mais faz mal.

5-Texto: O que é saudável
Autores: Érico, Bruna, Everton e Eduardo
Érico-Olá para todos, hoje nós vamos falar sobre os alimentos saudáveis, a pêra, por exemplo. A gente só a come por que nós sabemos que ela é saudável, as frutas, uma só que você come já mata sua vontade, já os alimentos não saudáveis um pedaço que você come não mata sua vontade, logo que você come um pedaço você quer outro. O chocolate, por exemplo, se comer um pedaço, logo quer comer outro e outro.
Bruna – O que você gosta de comer no café da manhã Érico? – Gosto de comer melancia, uva, banana e chupar laranja. – E você Everton o que gosta? – Gosto de comer pão com queijo, mortadela e ovo, tudo misturado, o Eduardo, eu acho que sei o que ele gosta, pão, leite com bolacha.
- É isso mesmo Everton, você acertou na mosca, só esqueceu de falar que gosto de comer frutas também.

6-Texto: Alimentos saudáveis
Autores: Maria Eduarda, Stefani, Emanuel e Taiane
Um belo dia de sol, a maça a laranja a uva e a melancia estavam passeando pelo campo, quando resolveram ir nadar no rio, e depois de algum tempo decidiram ir para casa, no caminho a laranja escorregou no sorvete e de tão gostoso que achou o sorvete, comeu tudo e sua amiga melancia falou:
- Você comeu um alimento não saudável e fiquei muito triste com você e a uva falou para a laranja:
- Você sabe que nós fizemos uma promessa para não comer alimentos não saudáveis e você quebrou a promessar e a laranja falou:
- Errar uma vez não tem problema, nós sabemos que o sorvete no calor é uma delícia. A maça
Falou: - Nós vamos desculpar você, mas, é a ultima vez que nós a desculpamos.
Todos juntos: - Nós nunca vamos comer alimentos não saudáveis.

7-Texto: Os meus amigos
Autores: Adrian, Carlos, Gabriel C. Weslley
O senhor hambúrguer falou:
- Olá senhor picolé, como vai à senhora melancia. O senhor picolé respondeu: - Vai bem e perguntou: - Como vai à senhora maçã? O hambúrguer respondeu.
- Vai bem! Chegou a laranja e falou: - Oi para todos.
Eles já estavam indo para a fazenda visitar seus parentes, quando de repente encontrou sua outra amiga, a pizza. A pizza estava muito bonita, coberta por calabresa, presunto e mussarela.
O hambúrguer falou: se eu fosse uma pessoa, você já não existiria mais amiga pizza.
Foram todos para fazenda, mais adiante, veio um caminhão em alta velocidade e passou em cima da pêra. O hambúrguer falou: que dó, a pêra virou uma vitaminas.

8-Textos: Comidas boas e ruins
Autores: Natália F. Alecsandra, Samuel, Matheus Rufino
A uva, o tomate, a manga e a laranja fizeram um grupo para um piquinique, e levaram apenas comidas saudáveis. Sentaram e em baixo de uma árvore e estenderam um pano branco, e a uva falou para o tomate:
- Lá vem a turma da pesada, que fazem as pessoas quererem mais e mais delas e as pessoas acabam ficando doentes. O tomate disse para a uva:
- É só não ligar para eles. Uva. -mas, eu já vi alimentos saudáveis que não resistiram às balas, pirulitos, bolos, pizza, chicletes, chocolate, sorvete e... entraram na turma da barra pesada. A maçã disse para os três:
- Pessoal vamos comer para ficar mais forte e mais saudável. Laranja: - Vamos tomar um copo de suco de tu ti-frutti.
O sorvete foi falar com a laranja e disse:- Laranja por que você não vem para nossa turma. A laranja: - Está bem, vou entrar apenas para ver como é o grupo de vocês. E a laranja disse a seus amigos:
-Gente eu vou ali na padaria comprar comidas boas, mas a laranja não foi apenas na padaria, ela também foi entrar no grupo da barra pesada. Quando os amigos da laranja perceberam que ela estava demorando, eles foram ver onde ela estava. Quando eles a acharam no outro grupo a uva falou:
- Laranja, você nos traiu por quê? Laranja:- Eu não traio vocês, apenas vim ver como é o grupo deles e, acabei comendo algumas besteirinhas, vocês me desculpam? E eles disseram:
- Sim nós te desculpamos, mas você jura que não vai fazer mais isso? Laranja:
- Sim eu juro, eu nunca mais vou fazer isso!!!

 9- Imagens de alimentos saudáveis e não saudáveis, painel feito pelos alunos separando os alimentos e seus benefícios e malefícios, fotos do teatro dos alimentos realizado pelos alunos.





    



Alimentos saudáveis:
 

Alimentos não saudáveis, que devem ser comidos com moderação.






10-Conclusão: Os objetivos foram alcançados, pois consegui passar aos alunos a importância de uma boa alimentação e também mostrar como é importante o trabalho em equipe e como o trabalho pode ser facilitado com o auxílio da internete.
 
11-Verificação dos ganhos que resultaram para a turma e para cada aluno em particular.
a)A turma recebeu bem a proposta da atividade? A proposta envolveu e animou os alunos? Todos ou só alguns? Ou nenhum?
Todos receberam bem a proposta, houve o envolvimento e entusiasmo por todos. Quando ficaram sabendo que poderiam pesquisar na internete, ficaram eufóricos.
b)O que envolveu os alunos foi à atividade em si ou o uso do laboratório de informática ? 
A atividade em si,  já é muito importante, mas, a oportunidade de uso do laboratório, pelos alunos, fez com que eles se interessassem mais.
c)Há alguma outra organização do grupo que possa fazer o trabalho transcorrer de forma mais adequada do que a forma que transcorreu?
Não, foi satisfatória, eles se envolveram.
d)Há alguma preparação do grupo de alunos que possa contribuir para o trabalho acontecer de forma mais adequada e interessante? Os grupos executaram o que tinha sido proposto.
Os trabalhos sempre vão acontecer de forma interessante, quando partir do conhecimento que o aluno já saiba, mostrando que não é nada do outro mundo, mas, ele já ouviu, já ficou sabendo por alguém, coisas assim. Lógico que os alunos que tem computador em casa, acessam a internete, o trabalho foi moleza.
e)Vocês ficaram satisfeitos com a atividade?
 Eu fiquei muito satisfeita, visto que antes tinha alunos que não sabiam identificar os tipos de alimentos, agora se eles não comem adequadamente é por escolha, pois, sabem quais os alimentos que vai fazer bem para a saúde.  Em relação ao auxílio da internete, foi uma experiência maravilhosa, pois, nunca tinha sido desenvolvido esse trabalho na escola. Sempre é pedido para eles fazerem a pesquisa em casa.
f)Que coisas puderam perceber quanto à forma de aprender de seus alunos?
Quando trabalham em grupo o aprendizado é maior, pois eles trocam ideias. Através dessa troca o aprendizado acontece. Visto que há alunos com maior intimidade com a internete, esses foram colocados com os alunos que não tinha tanto contado, ou outros que não sabiam nem ligar o computador.
g)Esta atividade pode ser adaptada para outros contextos, para outras séries ou outras disciplinas? De que forma?
Sim, pode ser adaptado para Geografia, mostrando os lugares onde são plantados os alimentos, o índice de obesidade e problemas decorrentes da má alimentação, das regiões e paises; História, levantando o modo de vida dos antepassados e seus hábitos alimentares; Ciência, trabalhando as vitaminas e as propriedades dos alimentos; Português, leitura, interpretação e produção de texto ou relatos de histórias vivenciadas pelos alunos; Matemática, trabalhando média, probabilidade, índices, gráficos, área, volume, tabelas, etc. Todos esses conteúdos podem utilizar como auxílio a internete para procurá-los.
h)O desenvolvimento da atividade e a forma como aconteceu com seus alunos sugerem algum desdobramento, alguma outra ação que decorra dela e possa ampliar seus ganhos?
Acredito que foi feito o melhor, além dos alunos terem conhecido os alimentos saudáveis e não saudáveis, eles puderam pesquisar sobre jogos de horta e supermercado virtual. Eles puderam ter acesso a site de nutricionista, onde eram esclarecidos os efeitos de uma alimentação inadequada. Através da Wikipédia, eles puderam encontrar a definição de alimentos saudáveis e alimentos não saudáveis, aprenderam como fazer os Links, no Blog, procuraram as figuras dos alimentos para pintar no Google.



RELEITURA DE ROMERO BRITO

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Aula sobre Teatro brasileiro



Acompanhe nossos vídeos:

Teatro na Uniasselvi -
Hipertexto é qual o caminho que percorremos nesse labirinto chamado leitura.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longas, e que não expressa à idéia de hipertexto estendido.
Embora alguns autores julguem desnecessários, acredito ser razoável indagar-se sobre a presença do hipertexto no domínio das atividades escolares, particularmente no que se refere às práticas da escrita. Imagino, inclusive, que podemos tomar o hipertexto como um bom momento para rever a questão mais ampla do papel da escola no letramento e a função do computador no ensino. Pois, tal como observam Cynthia Selfe e Susan Hilligoss (1994, p. 1), o computador mudou nossa maneira de ler, construir e interpretar textos e mostrou que não há formas naturais de produção textual e leitura (p. 5). Trata-se de um caso importante para se analisar como tecnologia e cultura interagem de forma sistemática e significativa para interferir nas práticas de escrita. Não está claro ainda como desenvolver uma política de letramento acoplada a uma nova tecnologia de modo culturalmente sensível. Pois, como observa Paul LeBlanc (1994, p. 22), tanto a tecnologia como o letramento estão imbuídos de conflitos ideológicos, modelados por forças da economia, história e política. É claro que a entrada do computador e a escolha dos programas acarretará a introdução de determinados modelos de letramento e a exclusão de outros. O perigo não mora no instrumento nem na tecnologia, mas no seu uso que não deve tornar-se o foco do ensino.